Normas para submissão de
trabalhos e posterior publicação, no caso de aceite, nos Anais do I Seminário
de Infância e Educação Infantil “Brincar e o cotidiano das crianças”
SUBMISSÃO:
Envio de trabalho: de 18/07/2017
a 13/08/2017 (prorrogada)
Os trabalhos devem ser submetidos
em um dos eixos do evento, observando uma das duas modalidades: comunicação
oral ou pôster. Serão aceitos para avaliação relatos de experiências e
práticas, comunicações de pesquisas ou estudos teóricos (não apenas revisão
bibliográfica). Consideraremos para publicação os trabalhos que forem aprovados
e apresentados no evento, de acordo com as especificações abaixo:
•
resumo e resumo expandido para os trabalhos submetidos, aprovados e apresentados na modalidade pôster
(podendo ser relato de experiência ou comunicação de pesquisa) , que tenham
sido aprovados e apresentados no evento. •
resumo, acrescido de resumo
expandido ou trabalho completo, para
trabalhos inscritos como comunicação oral (podendo ser relato de experiência ou
comunicação de pesquisa), que tenham sido aprovados e apresentados no evento.
Cada autor(a) poderá inscrever-se
com até dois trabalhos, sendo aceita coautoria. Cada trabalho deve contar com,
no máximo, três autores. Todos os trabalhos submetidos serão avaliados por
pareceristas ad hoc.
EIXOS TEMÁTICOS:
1- Infância, Educação e o cotidiano das
crianças
Eixo voltado ao debate de
pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de experiência e práticas que
observem o brincar, ação e cultura lúdica na interface com a Educação e os
Estudos da Infância; História, jogos e brincadeiras; o lúdico em diferentes
contextos; brincar livre e as interações das crianças; bebês, brincar e
Educação; tempos, espaços e materialidade do brincar: brinquedos e cultura
material; relações étnico-raciais, gênero e educação especial.
2- Formação docente, brincar e infância
Pensar a relação entre as
práticas pedagógicas e a formação de docentes (inicial e continuada) que atuam
com a infância e na Educação básica; currículos e práticas; a pessoa adulta e a
cultura lúdica; brinquedotecas e outros espaços para brincar; jogos e
brincadeiras no cotidiano pedagógico.
3- Políticas e práticas para a infância e
Educação Infantil
Contempla discussão atual da
infância, da Educação Infantil e do brincar na sociedade, considerando:
políticas públicas para a infância e os direitos das crianças, cultura, culturas
infantis e brincar; espaços para brincar; infância e o cotidiano das crianças;
diversidade, diferença e brincadeira; indissociabilidade educar/cuidar.
INFORMAÇÕES QUANTO AO FORMATO DE
SUBMISSÃO
Comunicação oral de Pesquisa ou
Relato de experiência
Resumo com até 1000 caracteres
com espaços acrescido de um dos itens abaixo
a. texto completo (incluindo
resumo) entre 12 mil e 30 mil caracteres com espaços, ou; b. resumo expandido
contando ente 8 e 10 mil caracteres com espaços. Trabalhos completos de
pesquisa deverão apresentar: introdução, justificativa, objetivos, referencial
teórico, metodologia, desenvolvimento da pesquisa, resultados, considerações
finais e referências bibliográficas.
Trabalhos completos de relatos de experiência deverão apresentar: introdução,
justificativa, objetivos, desenvolvimento do trabalho, considerações a respeito
da prática desenvolvida e referências bibliográficas. Os resumos expandidos devem conter as mesmas
informações, de forma sucinta.
Padronização dos textos
• Papel A4 (29,7cm x 21 cm) •
Margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2,0 cm • Fonte Times New Roman tamanho 12 • Espaço
entrelinhas de 1,5 • Alinhamento justificado
• As páginas não deverão ser numeradas
• As notas de citações devem ser apresentadas conforme ABNT-NBR 10520
(fonte tamanho 10)
• Título deverá vir centralizado,
com a mesma fonte Times New Roman em destaque, corpo 12; • A autoria deve
aparecer logo abaixo do título e conter o nome completo de quem compôs o texto,
titulação acadêmica, função e origem (instituição e unidade), bem como o email;
• O resumo deve ser acompanhado de palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 6)
• Ilustrações, imagens e tabelas devem ser
legendadas e referenciadas. Uso de imagens somente com autorização, sob
responsabilidade de quem compôs o texto. • O arquivo deve ser encaminhado em
formato DOC (documento do Word, na versão 1997-2003).
Apresentação
Os trabalhos aprovados na
modalidade de Comunicação Oral deverão ser apresentados por pelo menos uma das
pessoas que compuseram o texto, em dia e hora a serem divulgados pela Comissão
Científica. Para cada trabalho haverá o tempo de exposição de 15 (quinze)
minutos. O debate dos trabalhos apresentados será no final da sessão.
Obs: Será disponibilizado
equipamento para a projeção (Datashow e laptop com entrada USB). É importante
mencionar que as salas onde ocorrerão as apresentações não contam com acesso à internet,
sendo de responsabilidade do apresentador trazer seu arquivo de apresentação
salvo em pendrive.
Pôster: Os pôsteres não serão apresentados oralmente,
mas comporão uma sessão de exposição, na qual será indispensável a presença
do(a) autor(a). A data da referida sessão será no dia 12/09/2017, às 10h30. Os
resumos e as palavras-chave dos pôsteres submetidos ao evento deverão ser apresentados
conforme a seguintes orientações:
• Papel A4 (29,7cm x 21 cm) •
Margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2,0 cm • Fonte Times New Roman tamanho 12 • Espaço
entrelinhas de 1,5 • Alinhamento justificado
• As páginas não deverão ser numeradas
• As notas de citações devem ser apresentadas conforme ABNT-NBR 10520
(fonte tamanho 10) • Título deverá vir centralizado, com a mesma fonte Times
New Roman em destaque, corpo 12; • A autoria deve aparecer logo abaixo do
título e conter o(s) nome(s) completo de quem compôs o texto, titulação
acadêmica, função e origem (instituição e unidade), bem como o email; • O
resumo deve ser acompanhado de palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 6)
• Ilustrações, imagens e tabelas devem
ser legendadas e referenciadas. Uso de imagens somente com autorização, sob
responsabilidade de quem compôs o texto. • O arquivo deve ser encaminhado em
formato DOC (documento do Word, na versão 1997-2003)
Apresentação do pôster
Os trabalhos selecionados na
modalidade pôster deverão ser fixados antes do horário previsto para
apresentação, em local indicado pela comissão organizadora. A montagem e
retirada do pôster é de inteira responsabilidade de quem compôs o pôster.
Durante o tempo destinado à apresentação, quem apresenta deve ficar à
disposição dos participantes e da comissão de avaliação para conversa a
respeito da proposta. Somente autores e autoras poderão apresentar o
pôster.
Orientações para Organização e
apresentação do pôster Sugerimos para
apresentação do pôster: 1. Não é obrigatório que o pôster seja apresentado no
formato de banner. 2. Pôster é mais uma
forma de apresentar sua pesquisa usando elementos visuais. 3. Em geral, a apresentação da pesquisa na forma
de pôster requer, que sejam apresentados, pelo menos, os seguintes itens:
título, nome do(a) autor(a) e orientador(a), objetivos, metodologia,
resultados, análise, considerações finais, referências bibliográficas e
identificação de agência de fomento (caso se aplique). 4. As dimensões do
pôster devem ser: Largura: mínima 50cm e máxima 90cm; Altura: mínima 80cm e
máxima 120cm. 5. Embora o pôster tenha
um padrão geral, como o apresentado acima, há diversas possibilidades de layout
na composição: textos, gráficos, fotografias, e outras imagens. 6. As regras formais não impedem que você use
sua criatividade para comunicar de forma agradável sua pesquisa. 7.
Confeccione seu pôster de modo que ele possa ser pendurado em varal. 8. Observação: O uso de imagens é de
responsabilidade dos autores e autoras.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá! Gostaria de saber se o número de caracteres para os resumos na categoria postêr seguem o mesmo da categoria apresentação oral...
ResponderExcluirObrigada!
Olá, apesar de estar no prazo não estou conseguindo realizar a inscrição pra submissão.
ResponderExcluirgente, tem que enviar o trabalho por emial: seminario.edinfantil.brincar@gmail.com
Excluirola tambem estou com dificuldade no envio do projeto o que fazer
ResponderExcluirhá dois dias não consigo fazer a portagem do material
ResponderExcluirpelo que entendi tem que enviar o trabalho por email: seminario.edinfantil.brincar@gmail.com
ExcluirOlá !! Já sabem se abrirá vagas remanescentes?? Obrigada. Abraços
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