Normas para submissão de trabalho


Normas para submissão de trabalhos e posterior publicação, no caso de aceite, nos Anais do I Seminário de Infância e Educação Infantil “Brincar e o cotidiano das crianças”

SUBMISSÃO:

Envio de trabalho: de 18/07/2017 a 13/08/2017 (prorrogada)

Os trabalhos devem ser submetidos em um dos eixos do evento, observando uma das duas modalidades: comunicação oral ou pôster. Serão aceitos para avaliação relatos de experiências e práticas, comunicações de pesquisas ou estudos teóricos (não apenas revisão bibliográfica). Consideraremos para publicação os trabalhos que forem aprovados e apresentados no evento, de acordo com as especificações abaixo:

  resumo e resumo expandido para os trabalhos submetidos,  aprovados e apresentados na modalidade pôster (podendo ser relato de experiência ou comunicação de pesquisa) , que tenham sido aprovados e apresentados no evento. •  resumo,  acrescido de resumo expandido ou  trabalho completo, para trabalhos inscritos como comunicação oral (podendo ser relato de experiência ou comunicação de pesquisa), que tenham sido aprovados e apresentados no evento.

Cada autor(a) poderá inscrever-se com até dois trabalhos, sendo aceita coautoria. Cada trabalho deve contar com, no máximo, três autores. Todos os trabalhos submetidos serão avaliados por pareceristas ad hoc.



EIXOS TEMÁTICOS:

1-   Infância, Educação e o cotidiano das crianças

Eixo voltado ao debate de pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de experiência e práticas que observem o brincar, ação e cultura lúdica na interface com a Educação e os Estudos da Infância; História, jogos e brincadeiras; o lúdico em diferentes contextos; brincar livre e as interações das crianças; bebês, brincar e Educação; tempos, espaços e materialidade do brincar: brinquedos e cultura material; relações étnico-raciais, gênero e educação especial. 



2-    Formação docente, brincar e infância

Pensar a relação entre as práticas pedagógicas e a formação de docentes (inicial e continuada) que atuam com a infância e na Educação básica; currículos e práticas; a pessoa adulta e a cultura lúdica; brinquedotecas e outros espaços para brincar; jogos e brincadeiras no cotidiano pedagógico. 



3-   Políticas e práticas para a infância e Educação Infantil

Contempla discussão atual da infância, da Educação Infantil e do brincar na sociedade, considerando: políticas públicas para a infância e os direitos das crianças, cultura, culturas infantis e brincar; espaços para brincar; infância e o cotidiano das crianças; diversidade, diferença e brincadeira; indissociabilidade educar/cuidar.



INFORMAÇÕES QUANTO AO FORMATO DE SUBMISSÃO



Comunicação oral de Pesquisa ou Relato de experiência



Resumo com até 1000 caracteres com espaços acrescido de um dos itens abaixo

a. texto completo (incluindo resumo) entre 12 mil e 30 mil caracteres com espaços, ou; b. resumo expandido contando ente 8 e 10 mil caracteres com espaços. Trabalhos completos de pesquisa deverão apresentar: introdução, justificativa, objetivos, referencial teórico, metodologia, desenvolvimento da pesquisa, resultados, considerações finais e referências bibliográficas.  Trabalhos completos de relatos de experiência deverão apresentar: introdução, justificativa, objetivos, desenvolvimento do trabalho, considerações a respeito da prática desenvolvida e referências bibliográficas.  Os resumos expandidos devem conter as mesmas informações, de forma sucinta. 



Padronização dos textos

• Papel A4 (29,7cm x 21 cm) • Margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2,0 cm  • Fonte Times New Roman tamanho 12 • Espaço entrelinhas de 1,5 • Alinhamento justificado  • As páginas não deverão ser numeradas  • As notas de citações devem ser apresentadas conforme ABNT-NBR 10520 (fonte tamanho 10)   

• Título deverá vir centralizado, com a mesma fonte Times New Roman em destaque, corpo 12; • A autoria deve aparecer logo abaixo do título e conter o nome completo de quem compôs o texto, titulação acadêmica, função e origem (instituição e unidade), bem como o email; • O resumo deve ser acompanhado de palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 6) •  Ilustrações, imagens e tabelas devem ser legendadas e referenciadas. Uso de imagens somente com autorização, sob responsabilidade de quem compôs o texto. • O arquivo deve ser encaminhado em formato DOC (documento do Word, na versão 1997-2003).



Apresentação

Os trabalhos aprovados na modalidade de Comunicação Oral deverão ser apresentados por pelo menos uma das pessoas que compuseram o texto, em dia e hora a serem divulgados pela Comissão Científica. Para cada trabalho haverá o tempo de exposição de 15 (quinze) minutos. O debate dos trabalhos apresentados será no final da sessão.

Obs: Será disponibilizado equipamento para a projeção (Datashow e laptop com entrada USB). É importante mencionar que as salas onde ocorrerão as apresentações não contam com acesso à internet, sendo de responsabilidade do apresentador trazer seu arquivo de apresentação salvo em pendrive.



Pôster:  Os pôsteres não serão apresentados oralmente, mas comporão uma sessão de exposição, na qual será indispensável a presença do(a) autor(a). A data da referida sessão será no dia 12/09/2017, às 10h30. Os resumos e as palavras-chave dos pôsteres submetidos ao evento deverão ser apresentados conforme a seguintes orientações:

• Papel A4 (29,7cm x 21 cm) • Margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2,0 cm  • Fonte Times New Roman tamanho 12 • Espaço entrelinhas de 1,5 • Alinhamento justificado  • As páginas não deverão ser numeradas  • As notas de citações devem ser apresentadas conforme ABNT-NBR 10520 (fonte tamanho 10) • Título deverá vir centralizado, com a mesma fonte Times New Roman em destaque, corpo 12; • A autoria deve aparecer logo abaixo do título e conter o(s) nome(s) completo de quem compôs o texto, titulação acadêmica, função e origem (instituição e unidade), bem como o email; • O resumo deve ser acompanhado de palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 6) •  Ilustrações, imagens e tabelas devem ser legendadas e referenciadas. Uso de imagens somente com autorização, sob responsabilidade de quem compôs o texto. • O arquivo deve ser encaminhado em formato DOC (documento do Word, na versão 1997-2003)



Apresentação do pôster

Os trabalhos selecionados na modalidade pôster deverão ser fixados antes do horário previsto para apresentação, em local indicado pela comissão organizadora. A montagem e retirada do pôster é de inteira responsabilidade de quem compôs o pôster. Durante o tempo destinado à apresentação, quem apresenta deve ficar à disposição dos participantes e da comissão de avaliação para conversa a respeito da proposta. Somente autores e autoras poderão apresentar o pôster. 

Orientações para Organização e apresentação do pôster  Sugerimos para apresentação do pôster: 1. Não é obrigatório que o pôster seja apresentado no formato de banner.  2. Pôster é mais uma forma de apresentar sua pesquisa usando elementos visuais. 3.  Em geral, a apresentação da pesquisa na forma de pôster requer, que sejam apresentados, pelo menos, os seguintes itens: título, nome do(a) autor(a) e orientador(a), objetivos, metodologia, resultados, análise, considerações finais, referências bibliográficas e identificação de agência de fomento (caso se aplique). 4. As dimensões do pôster devem ser: Largura: mínima 50cm e máxima 90cm; Altura: mínima 80cm e máxima 120cm. 5.  Embora o pôster tenha um padrão geral, como o apresentado acima, há diversas possibilidades de layout na composição: textos, gráficos, fotografias, e outras imagens.  6. As regras formais não impedem que você use sua criatividade para comunicar de forma agradável sua pesquisa.   7. Confeccione seu pôster de modo que ele possa ser pendurado em varal.  8. Observação: O uso de imagens é de responsabilidade dos autores e autoras.

Comentários

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  2. Olá! Gostaria de saber se o número de caracteres para os resumos na categoria postêr seguem o mesmo da categoria apresentação oral...

    Obrigada!

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  3. Olá, apesar de estar no prazo não estou conseguindo realizar a inscrição pra submissão.

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    1. gente, tem que enviar o trabalho por emial: seminario.edinfantil.brincar@gmail.com

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  4. ola tambem estou com dificuldade no envio do projeto o que fazer

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  5. há dois dias não consigo fazer a portagem do material

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    1. pelo que entendi tem que enviar o trabalho por email: seminario.edinfantil.brincar@gmail.com

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  6. Olá !! Já sabem se abrirá vagas remanescentes?? Obrigada. Abraços

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